sexta-feira, 28 de agosto de 2015

12 de Maio – Dia Internacional do Enfermeiro

Florence Nightingale nasceu, em Florença, a 12 de Maio de 1820 e faleceu, em Londres, a 13 de Agosto de 1910, deixando um legado de perseverança, competência, compaixão e dedicação ao próximo. Tornou-se célebre por ter sido pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Acreditava que Deus a havia “escolhido” para ser enfermeira. Ficou conhecida como: "A dama da lamparina", pelo facto de usar este utensílio como fonte de iluminação para assistir os feridos durante a noite.

Foi precursora na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Lançou as bases da enfermagem profissional e estabeleceu as directrizes e o caminho para a enfermagem moderna, com a criação, em 1860, da sua escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres (a primeira escola secular de enfermagem do mundo), agora parte do King's College. O “Juramento Nightingale” praticado pelos enfermeiros no final do curso, foi assim designado em sua honra, e o Dia Internacional do Enfermeiro é comemorado, em todo o mundo, na data do seu aniversário.

Todos os anos o Conselho Internacional de Enfermeiros, estrutura que congrega as várias associações representativas da Enfermagem, elege um tema para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro. O mote para 2013 é - “Combater a desigualdade: Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: 8,7,6,5,4,3,2,1” - e pretende ser uma contagem decrescente para 2015, centrada nos objectivos relacionados com a saúde.

Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) emergiram da Declaração do Milénio, adoptada pela Assembleia Geral da ONU em 2000, com o propósito de cumprir todos os ODM até 2015. Têm sido utilizados para congregar esforços, mobilizar recursos e estabelecer prioridades globais e nacionais. Em conjunto, os oito ODM, fornecem uma estrutura holística para a redução da pobreza e um desenvolvimento sustentável.

1. Erradicar a pobreza extrema e a fome

2. Obter educação primária universal

3. Promover a igualdade de género e capitação feminina

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater o VIH/SIDA, malária e outras doenças

7. Assegurar sustentabilidade ambiental

8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento

Os enfermeiros, enquanto maior grupo profissional no âmbito da saúde, são elementos-chave para atingir os ODM. São os profissionais de saúde que passam mais tempo junto dos doentes (quer seja em instituições hospitalares ou similares, em ambulatório ou no domicílio) encontrando-se, por isso, numa posição privilegiada para compreender a natureza complexa de manter a saúde e o bem-estar, assim como o impacto de factores psicossociais e socioeconómicos como a pobreza, o desemprego e a etnicidade.

Actualmente, vivem-se tempos difíceis em Portugal, onde o desemprego atinge proporções alarmantes. Os enfermeiros, sobretudo os recém-licenciados, não escapam a esse flagelo, o que obriga muitos deles a procurar emprego no estrangeiro. O Reino Unido é actualmente o destino mais popular, tendo acolhido cerca de 800 profissionais, só no último ano, mas há outros países com interesse crescente, tais como Nova Zelândia, Austrália, EUA, Médio Oriente e Singapura.

Apesar da crise, do contexto social desfavorável, da sobrecarga física e emocional e da precariedade a que estão sujeitos, os enfermeiros continuam a honrar a sua profissão e a prestar cuidados, a todos os cidadãos, com dignidade, responsabilidade, respeito, competência, sensibilidade, empenho e dedicação.

O meu bem-haja a TODOS os ENFERMEIROS! FELIZ DIA do ENFERMEIRO!


fonte:regiaosul
Maria José Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário